quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

1 milhão de PlayStation 3 na luta contra o cancro

São já mais de um milhão os utilizadores da PS3 ligados ao projecto online Folding@home, da Universidade de Stanford, na pesquisa de doenças como Parkinson, Alzheimer e o cancro.


A percentagem de consolas envolvidas no projecto Folding@Home ronda os 75%, um registo notável atendendo à dimensão deste mercado, comparado com o dos computadores pessoais, e que já começa a produzir frutos.

Segundo o professor Vijay Pande, promotor da iniciativa, os jogadores contribuíram para um aumento exponencial das capacidades de pesquisa, que visa encontrar a cura para algumas das doenças mais ameaçadoras.

O projecto consiste, basicamente, num conjunto de sistemas ligados em rede, com o objectivo de processar o maior número de dados. As simulações visam compreender a formação, agregação e deformação de determinadas proteínas responsáveis por doenças como Alzheimer, Parkinson, BSE, Fibrose Cística e algumas variantes de cancro.

Quando ligados em conjunto, permitem realizar cálculos que, de outra forma, só seriam possíveis através de supercomputadores. A PS3, que utiliza o processador Cell, corre uma versão própria do programa, denominada Cure@PS3.

A Sony defende que o poder de pesquisa de uma rede de 10 mil consolas é equivalente ao de 1 milhão de computadores, reduzindo para semanas o que poderia durar anos.

Fonte: Ciberia

Sem comentários: